PROJETO : O ÍNDIO E O RESPEITO PELA NATUREZA
CUIDANDO DO PLANETA TERRA
INÍCIO:15 DE ABRIL TÉRMINO : 30 DE ABRIL
JUSTIFICATIVA:
- O tema em destaque” Índio” ,visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos (as) sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da história .
A proposta do projeto é difundir os costumes tradicionais do povo indígena, apresentando , além da riqueza cultural , a tradição o amor e o respeito que o índio tem pela natureza.
Assim com os índios , qual a preocupação do homem de hoje com a natureza? Levar a uma reflexão sobre a importância das plantas para o oxigênio,camada de ozônio , atmosfera , céu azul) paisagens naturais , e a questão das pedreiras em nossa comunidade e as consequências futuras para o nosso morro e as comunidades vizinhas.
OBJETIVOS:
Levar os alunos à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena.
- Valorizar seus costumes.
- Refletir sobre a influência do” Branco “na vida do índio e na natureza.
- Diferenciar a vida e costumes dos índios da vida e costumes
do homem branco.
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios.
- Conhecer , analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas.
- Conhecer , analisar e debater a influência indígena em nossa vida.
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade plurietnica e pluricultural
- Estimular a observação das paisagens do cotidiano e aprender a amá-las, como fator essencial Aprender a respeitar a natureza e estimular a preservarem a terra.
- Perceberem que os cuidados com o planeta terra é essencial para a preservação da vida humana.
- Conhecer , analisar e debater sobre as pedreiras nas comunidade.
- A partir do tema gerador , desenvolver atividades nas diferentes áreas de estudo.
Objetivos propostos nos PCNS de interesse no presente projeto:
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro ,bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações , posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais ,de classe social , de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
PLANEJAMENTO:
Propostas de atividades que trabalharão os temas transversais:
Ética, Meio ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.
ATIVIDADES:
- Leitura informativas, recreativas, poéticas .
- Contos
- Cantigas
- Pinturas
- Colagens
- Recortes
- Trabalhos manuais
METODOLOGIA:
- As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação do professor e alunos.
CULMINÂNCIA:
- Será feita exposição de todos as atividades realizadas pelos alunos durante o projeto.( exposição de fotografias, sobre a comunidade - meio ambiente).
- Será feita uma visita a escola indígena do município onde os alunos conversarão com a comunidade indígena e conhecerão sua cultura mais de perto.
- Será feita a entrega de mantimentos e de alimentos arrecadados pelas crianças.